Retrovisor exclusivo: envelopamento de retrovisores trás exclusividade
Uma das melhores formas de ter um toque de exclusividade em seu carro é aderir à tendência de envelopamento. Essa técnica pode ser aplicada tanto em toda a lataria do carro como no seu interior, e também apenas em alguns detalhes.
Para quem não deseja fazer grandes alterações na característica do veículo, uma alternativa é fazer o envelopamento de retrovisor. Essa é uma excelente opção para ter um toque personalizado sem gastar muito e nem precisar mexer na documentação.
Neste artigo falaremos um pouco sobre essa customização que, embora pequena, faz toda diferença no visual do carro. Continue lendo e acompanhe também um passo-a-passo de como fazer você mesmo.
Por que fazer o envelopamento de retrovisor do carro
A quantidade de veículos nas ruas aumenta a cada dia, por isso, existem muitos carros iguais aos nossos rodando por aí, o que pode incomodar algumas pessoas. Afinal, ser mais do mesmo não tem graça nenhuma, sendo que o legal mesmo é conseguir um toque de exclusividade.
Porém, o problema está no fato de que a alteração de características de um veículo precisa ser autorizada pelos órgãos competentes e constar na documentação. Há quem não queira passar por todo esse processo burocrático, mas mesmo assim quer um diferencial para o seu veículo.
Para essas pessoas a alternativa é apostar em pequenos detalhes que não vão causar grandes impactos visuais a ponto de alterar características, mas que podem renovar o visual do carro. É por isso que muita gente tem optado pelo envelopamento de retrovisor.
Embora seja uma peça pequena, ele é bastante visível nos veículos, e quando ganha um detalhe diferenciado do restante ajuda a dar esse toque de exclusividade que você tanto procura. Outra grande vantagem de fazer essa personalização é que você vai economizar muito material, então, precisará de um orçamento bem pequeno.
Além disso, o envelopamento de retrovisor pode ser feito muito rápido, mas é fato que isso exige paciência e um pouco de habilidade e capricho. Se você estiver disposto, poderá fazer sozinho e deixar o seu carro com novos ares adotando cores, texturas ou imitações de materiais que vão valorizar o visual do seu veículo.
Como fazer o envelopamento de retrovisor sozinho
Você se lembra na época de escola, quando a gente tentava colocar adesivos para cobrir a capa do caderno? Sempre sobrava uma bolha ou material dobrado, não é verdade? Isso quando a gente não calculava mal ficava curto ou grande demais, e ainda acabava soltando em pouco tempo.
Eu tenho certeza de que você não quer isso para o seu carro, não é verdade? Então, se você decidir se aventurar em fazer o envelopamento de retrovisor sozinho, é preciso que esteja atento ao passo-a-passo para fazer do jeito certo.
Veja só algumas recomendações para que você tenha sucesso nessa empreitada:
- Comece higienizando o retrovisor com um pouco de vinagre branco, que vai ajudar a eliminar as bactérias e depois, aplique álcool isopropílico para retirar o excesso de gordura, sempre com um pano limpo, de preferência que não solte fiapos.
- Corte um pedaço do adesivo que será aplicado, lembrando que ele deve ser maior do que você precisa para que o acabamento fique bom.
- Retire o filme de proteção da cola.
- Comece fazendo a aplicação na parte mais reta do retrovisor para criar uma linha mestra, que ajudará a guiar o material. De preferência, aplique com uma espátula.
- Com o auxílio de um soprador térmico aqueça todo o filme, mas sem esticar o material.
- Depois de aquecido, puxe o filme até atingir o limite da peça, mas tenha cuidado para não exercer força demais para não danificar o material e nem distorcer a textura escolhida. Faça isso em todas as partes curvas do retrovisor.
- Aqueça a cerca de 95° C a borda do filme para quebrar a sua memória elástica.
- Depois que o material esfriar, com o dedo, faça uma marca ao longo da extensão onde será feito o recorte.
- Com o auxílio de um estilete, exponha um pedaço pequeno da lâmina para ter maior controle dos movimentos e da pressão, e recorte o pedaço do adesivo que será retirado, mas tenha cuidado com a pintura.
- Depois de remover esse excesso, aqueça mais uma vez as bordas com o soprador para selar as partes que possam acabar se soltando ou provocando estrias
Pronto! O envelopamento de retrovisor já foi feito e agora você tem um detalhe exclusivo no seu carro. Lembrando que se você não quiser se aventurar por não confiar muito nas suas habilidades, pode procurar a ajuda de uma empresa especializada. E não se esqueça de solicitar um material de qualidade para que esse detalhe dure muito tempo no seu veículo