Quais as tecnologias que facilitam a vida do motorista?

Não há como negar que dirigir é muito prazeroso, porém algumas situações que os motoristas enfrentam todos os dias podem acabar sendo muito cansativas, atrapalhando um pouco essa satisfação de conduzir a sua máquina.

Felizmente as tecnologias não existem apenas para conectar as pessoas. Elas também se estendem para o trânsito, sendo que engenheiros e montadoras investem em recursos para os seus veículos, a fim de facilitar a vida do motorista.

Além de trazer conforto, essas inovações também visam a segurança dos ocupantes do veículo e das demais pessoas. E neste post nós vamos falar sobre algumas dessas facilidades, que tornam a rotina mais segura e a direção muito mais agradável. Confira!

Veja também: Existem limite na hora de tunar seu carro?

Câmera de ré

camera de re tecnologias que ajudam os motoristas alltakOs espelhos retrovisores são itens tradicionais para ajudar na hora de estacionar o veículo ou então dar a ré. Mas com as novas tecnologias podemos contar também com as câmeras, que além de trazerem a imagem do que está atrás ainda traçam linhas para guiar a direção.

Esse recurso incrementado aos veículos ajuda muito o motorista a ter uma melhor dimensão do espaço atrás do seu carro. Com isso, além de facilitar as manobras também evitamos acidentes, seja com outros veículos, objetos e até mesmo pessoas e animais.

Sensor de chuva

É um item muito interessante e que ajuda bastante na concentração do motorista em dias chuvosos. Afinal, quando está chovendo a tensão é um pouco maior ao volante já que a visibilidade fica comprometida e também a estabilidade do veículo.

Ter que se concentrar na velocidade do limpador de para-brisa é mais uma preocupação para o motorista, porém, o sensor de chuva ajuda a identificar não só a necessidade de ligar esse item como também a velocidade ideal de acordo com o volume de água.

Veja também: O tunning também tem chamado a atenção de mulheres!

Sistema Hill Holdersistema hill holder tecnologias que ajudam os motoristas alltak

Essa está entre as tecnologias de segurança para todos os motoristas, porque ajuda a evitar que o carro ande quando deveria estar parado. Esse sistema está ligado aos freios ABS e mantém o carro parado quando ele estiver em uma ladeira.

Uma central eletrônica e sensores identificam a inclinação do veículo e se o freio está acionado. Nesse caso, ainda que o motorista tire o pé do pedal o carro continuará parado para que ele possa acelerar com segurança. Mas o veículo somente sai do lugar quando a central eletrônica identifica que já existe torque suficiente para que ele não ande para trás.

Identificador de presença

Esse recurso é bastante interessante para quem vive com as mãos ocupadas ou então precisa entrar rapidamente no veículo. Isso porque, o sistema identifica a presença da chave e automaticamente destranca as portas.

Ou seja, se você estiver carregado com mala, sacolas ou mesmo tenha uma criança no colo, não precisará encontrar uma forma de fazer malabarismos para destrancar o carro. Ao mesmo tempo não corre o risco de ter que ficar parado na rua destrancando tudo e se expondo a marginais.

Desligamento automático do motor

Essa é uma tecnologia ideal para quem costuma pegar um trânsito carregado e acaba gastando muito combustível por conta disso. Nesse caso, o sistema identifica quando o carro está parado, ou então quando o pedal do freio já não está mais sendo acionado, e desliga o motor automaticamente.

Essas são algumas tecnologias entre tantas outras que surgem constantemente para facilitar o dia a dia do motorista e manter a sua segurança. E ainda existem aquelas que são exclusivas de algumas montadoras ou modelos, então, vale a pena pesquisar quando for adquirir um novo veículo para optar por aquele que venha com todos os recursos que você precisa ou deseja.

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

WhatsApp chat