Envelopamento de móveis: Como renovar e proteger seus móveis

Você já deve ter ouvido falar a respeito do envelopamento de automóveis. Essa é uma técnica que possibilita alterar as características originais do veículo, de modo que ele fique personalizado ou ganhe detalhes que deem um toque de exclusividade.

Mas você sabia que também é possível aplicar essa mesma técnica em móveis? É possível renovar o visual da sua mobília para que ela ganhe novas cores e até mesmo texturas enriquecendo a decoração da sua casa ou escritório.

Preparamos este artigo para explicar para você como funciona o envelopamento de móveis, de que forma ele pode ser vantajoso para sua decoração, além de trazer algumas dicas de como você pode fazer tudo isso sozinho. Continue lendo para saber mais!

O que é o envelopamento de móveis?alltak decor Envelopamento de móveis: Como renovar e proteger seus móveis

O envelopamento de móveis é uma técnica que consiste na aplicação de um material autoadesivo sobre a superfície das peças. Funciona da mesma forma como é feito o envelopamento automotivo. O adesivo recobre todas as características originais para compor um visual diferenciado.

Essa é uma prática que tem sido muito adotada na decoração de interiores, porque possibilita reformar móveis que ainda estão em bom estado, mas que já não combinam mais com estilo de decoração adotado.

Também é uma boa alternativa quando se deseja mudar um pouco o visual do espaço. Fazendo envelopamento dos móveis não é preciso trocar as peças cada vez que se quiser alcançar resultados diferentes. Basta alterar as características dos móveis que já se tem e assim compor uma decoração diferente, mas sem precisar de um orçamento muito largo.

alltak decor Envelopamento de móveis: Como renovar e proteger seus móveisPorque é vantajoso optar pelo envelopamento de móveis?

Como dito, o envelopamento possibilita mudar a decoração dos espaços interiores quando se desejar sem precisar gastar muito para isso. Afinal, reaproveitamos a mobília antiga, mas ela ganha um novo visual para combinar com o espaço diferente.

Mas o envelopamento também é útil quando temos um móvel um pouco mais antigo, que ainda está em bom estado estrutural, mas que precisa de uma repaginada no seu visual. Assim, fazemos a reforma dessa peça para que ela fique mais moderna e atenda às suas necessidades.

O envelopamento também é interessante para quem tem mobílias mais clássicas e tradicionais, cujo material é de melhor qualidade do que aqueles que encontramos hoje no mercado. Quando essas peças não combinam com o estilo do espaço, basta alterar as suas características para aquelas mais ideais por meio da aplicação de adesivos.

VEJA TAMBÉM IDEIAS PARA ADESIVAR UMA GELADEIRA 

Como fazer o envelopamento de móveis sozinho?alltak decor Envelopamento de móveis: Como renovar e proteger seus móveis

A grande vantagem do envelopamento de móveis é que se trata de uma técnica muito simples, que com um pouco de paciência e capricho, pode ser feita sem a ajuda de profissionais. Para isso é preciso seguir alguns passos que vão garantir que o serviço ficará bem feito e os resultados satisfatórios.

Veja só ao que você deve dar atenção na hora de envelopar os seus móveis sozinho:

1º. Lembre-se de que o envelopamento de móveis somente é indicado para superfícies lisas.

2º. Certifique-se de que a superfície do móvel está limpa, livre de poeira, gordura ou qualquer outro resíduo.

3º. Se o móvel for de madeira não tratada, os chamados aglomerados, é necessário antes fazer um tratamento com selante ou base acrílica para obter o melhor resultado.

4º. Meça a superfície que será recoberta com adesivo e recorte-o, mas deixe margens de 3 a 4 milímetros para dar um bom acabamento.

5º. Inicie descolando uma pequena parte do adesivo protetor que está no verso do material.

6º. Posicione o adesivo na superfície e lenta e simultaneamente retire o papel protetor ao mesmo tempo em que com, a palma da mão, fixa o adesivo. Você também pode usar uma espátula ou pano limpo e seco para ajudar na aplicação.

7º. Procure trabalhar sempre partindo do centro para as bordas para evitar que se formem bolhas de ar. Quando isso acontecer, você pode fazer um pequeno furo no material com a ajuda de uma agulha ou alfinete para que o ar tenha por onde sair.

8º. Quando sobrar um pouco de adesivo, recorte-o com ajuda de um estilete.

Se durante a aplicação você não estiver gostando dos resultados isso não é um problema, afinal, é possível descolar o material e recomeçar o trabalho.

O envelopamento é uma excelente alternativa se você quiser modificar um pouco a sua decoração ou reformar algumas peças da mobília. Embora possa fazer sozinho, se você não estiver confiante das suas habilidades pode pedir a ajuda de uma empresa especializada no assunto, para ter certeza de que os resultados ficarão exatamente como você quer.

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

WhatsApp chat