Envelopamento de geladeira: como é feito?

Toda casa precisa de uma geladeira, não é verdade? Esse é um eletrodoméstico indispensável, porém, o seu visual pode sofrer com a passagem do tempo.

O problema é que não podemos trocar de geladeira constantemente, porque se trata de um equipamento que exige um certo investimento, em especial se quisermos algo mais personalizado. Porém, também não é preciso conviver com esse mesmo visual. Você pode adotar a técnica do envelopamento.

Ela muda totalmente a aparência do equipamento e o investimento é pequeno em relação ao benefício que oferece. Outra vantagem é que você mesmo pode se aventurar a fazer, e nós preparamos este artigo para explicar como. Continue lendo para saber como fazer um envelopamento de geladeira do jeito certo para que ela contribua com a decoração da sua cozinha.

 

Passo a passo para envelopar uma geladeira

Antes de qualquer coisa o que você precisa ter em mente é que o envelopamento de geladeira exige capricho e paciência. Para fazê-lo você precisará de adesivos de vinil, que são o mesmo material utilizado para envelopar carros, e alguns móveis (seja ele a linha alltak tuning ou premium).

Como qualquer outro adesivo, ele já vêm com a sua cola própria e você só precisa destacar a película do papel e aplicar sobre a superfície da geladeira. O processo exige algumas ferramentas específicas (ex: espátula, estilete e soprador térmico) e algum conhecimento básico de adesivação. É preciso ter cuidado para alcançar um acabamento de qualidade.

Por isso, escolha um dia que você não tenha compromissos, esteja sem pressa e possa se dedicar a essa tarefa até o final. Agora, veja o passo a passo para fazer um envelopamento de geladeira e renovar a aparência da sua. 

Passo 1: Meça a geladeira e adquira o material

A primeira coisa a ser feita é medir a sua geladeira para saber quanto adesivo será necessário. Você pode envelopá-la por completo ou fazer como algumas pessoas que preferem mudar o visual apenas da porta, por exemplo.

De toda forma, obtenha as medidas e então faça a aquisição do material. Lembre-se de preferir o vinil que é mais resistente e não tem problemas com a umidade (como os da linha alltak tuning ou alltak premium). Existem diversas opções de cores, texturas e de estampas, então, você pode optar por aquela que mais combina com a sua cozinha.

 

Passo 2: Prepare a superfície

Para quê o adesivo tenha uma boa fixação, é essencial que você faça a preparação da superfície da geladeira. Ela precisa estar limpa e seca, livre de poeira, gordura ou qualquer outro resíduo.

Não se esqueça de que pontos de ferrugem continuarão a se expandir mesmo debaixo do adesivo. Então, é preciso remover essas imperfeições e tratar o metal antes de fazer aplicação do vinil. Também retire qualquer outro adesivo antigo que esteja na geladeira e o logotipo da empresa fabricante para que ele não fique recoberto.

 

Passo 3: Faça a aplicação do adesivo

Para fazer o envelopamento de geladeira faça a aplicação do adesivo pouco a pouco. Evite retirar toda a película de uma só vez. Prefira fazer isso por partes para que não haja o perigo de o vinil colar nele mesmo.

Inicie a aplicação de cima para baixo e do meio em direção às laterais. Estique o material e pressione-o com o auxílio de uma espátula para remover todo o ar e evitar a formação de bolhas. Não tenha pressa, faça tudo devagar e sempre com foco na área que você está trabalhando para que o vinil fique completamente esticado sem rugas e imperfeições.

 

Passo 4: Faça o acabamento

Depois de ter coberto toda a área que você deseja envelopar, passe a espátula em toda a superfície do vinil para assegurar que ele realmente está totalmente colado e eliminar possíveis bolhas de ar.

É possível que fiquem excessos de adesivo nas laterais, então, corte esse excedente com um estilete. Depois, passe um pano úmido para remover possíveis marcas deixadas pela mão e cole o logotipo da geladeira em seu lugar original.

 

 

Pronto! Você acabou de fazer um envelopamento de geladeira. Seguindo esses passos não haverá erro, mas se você preferir não se aventurar, pode contratar um profissional para fazer esse serviço. E prefira sempre adesivos de boa qualidade para que tenha uma excelente durabilidade e não seja danificado em função da umidade e outras agressões.

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

WhatsApp chat