Adesivo de parede ou papel: qual dos dois é mais fácil instalar?

O adesivo e o papel de parede são opções de decoração muito interessantes por causa da sua praticidade e a rapidez de entrega no projeto. Sua instalação é mais simples do que outros revestimentos, no entanto, cada um deles exige técnicas diferentes e também apresentam distinções entre si.

Sendo assim, qual seria mais fácil instalar e permite alcançar resultados de melhor qualidade? Essas dúvidas são frequentes e fazem muitos ficarem indecisos sobre qual desses materiais escolher. Por isso preparamos este artigo.

Nele falaremos um pouco sobre como cada um é instalado e as soluções que oferecem para você optar por aquele ideal para seu projeto. Continue lendo e descubra se vale mais a pena investir no adesivo de parede ou no papel.

 

Sobre o papel de parede

O papel de parede é um revestimento que tem sido muito utilizado atualmente em função de ser mais prático do que pintar todo o ambiente. Em alguns casos, também apresenta um melhor custo-benefício que ajuda a minimizar o orçamento da obra ou reforma.

Ele é indicado para quem deseja revestir todas as paredes de um espaço ou apenas uma delas, com o intuito de diferenciar a decoração. Existem texturas muito variadas que permitem compor estilos muito distintos.

Instalação do papel de parede

Embora o papel de parede ofereça todas essas soluções, fazer a instalação dele não é tão simples assim. Isso porque, é necessário usar cola, que precisa ser aplicada na quantidade certa para que não aconteça nenhum problema durante a instalação, como é o caso das rugas.

Além disso, ele precisa de um tempo de descanso, porque a cola deve ser aplicada nas faixas para que elas passem pelo processo de expansão e depois sejam fixadas na parede. Quando não esperamos esse tempo certo também podem ocorrer problemas que, muitas vezes, são vistos apenas depois que o papel já secou e já não podem mais ser corrigidos.

Sendo assim, aplicar papel de parede requer muita calma e o conhecimento de técnicas corretas, do contrário, os resultados não serão bons porque, como dito, alguns defeitos apenas são vistos depois que a cola já secou e a única solução, nesse caso, é retirar o papel, adquirir outro e começar tudo outra vez.

 

Sobre o adesivo de parede

Assim como acontece com o papel, o adesivo de parede é uma excelente opção para quem deseja compor uma decoração rica em detalhes, porém, mais prática e com um melhor custo-benefício. Sua versatilidade permite dar asas à imaginação e personalizar totalmente um ambiente.

Além das cores variadas, desenhos, texturas e gráficos que já estão disponíveis no mercado, o adesivo ainda permite que você crie algo exclusivo. Isso porque ele pode ser impresso com um desenho, gráfico ou tema que você desejar, uma exclusividade difícil de alcançar com outros materiais.

A instalação do adesivo de parede

Uma vantagem de optar pelo adesivo de parede é o fato de que sua instalação é mais prática do quê o papel de parede. Afinal, você não precisa nem mesmo de cola porque ele já vem com fixador de fábrica. Então, basta remover a película protetora e a fixar sobre a superfície.

Não é preciso ter pressa, já que o adesivo não passa pelo processo de expansão. Também não é necessário aplicar produtos em sua extensão e não existe o risco de a cola secar. Você pode remover a película aos poucos para se concentrar exatamente na área que está aplicando e, assim, fazer tudo com calma e no seu tempo.

Por isso, não é necessário ter um conhecimento técnico muito extenso para decorar os ambientes com adesivo de parede. Com capricho e concentração você consegue alcançar resultados excelentes e sem formar rugas!

Veja também: Manutenção e limpeza do adesivo de parede.

Sendo assim, se você está pensando entre o papel ou adesivo de parede, considere a instalação desses dois materiais, em especial se for você mesmo quem vai fazê-la. Assim conseguirá alcançar excelente resultado sem grandes complicações e terá uma decoração exclusiva sem nenhum defeito.

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

WhatsApp chat