Existe limite na hora do tunning?

O tunning de carros é a arte de alterar as suas características originais de fábrica, trocando itens, mudando cores e acrescentando elementos. O intuito é deixar o carro personalizado conforme a preferência do proprietário.

Porém, será que podemos mudar tudo no veículo do jeito que quisermos, ou será que há um limite de tunning? Continue lendo este post para descobrir e saber se aquilo que você pretende para seu carro pode ou não ser feito.

Existe uma legislação que limite o tunning?

Embora a gente queira deixar o carro, que é nosso, exatamente com queremos, as coisas não funcionam bem assim. Existe um limite legal para tunnar, inclusive, é preciso autorização do Detran para realizar as alterações e, posteriormente, o veículo deve ser inspecionado para verificação da regularidade das alterações feitas.

Nem todo mundo gosta desse limite de tunning, porém, devemos considerar que algumas mudanças podem de fato interferir na segurança do condutor e das demais pessoas. Além disso, essas alterações não podem incomodar ou ferir o direito das outras pessoas.

Então, para saber se o seu projeto pode continuar como você planejou, veja a seguir o limite de tunning em alguns itens e aspectos personalizáveis:

Cor

Não é preciso mudar o documento do carro se a alteração na cor se limitar até 50% da superfície de sua lataria. Lembre-se de que são consideradas alterações o envelopamento, a pintura e também os adesivos.

VEJA TAMBÉM: Faixas esportivas para o seu carro

Película dos vidros

Podemos colocar película nos vidros, mas de acordo com o limite de escurecimento estabelecido por lei. Ele deve ser de no máximo 30% para as laterais dianteiras, 25% no para-brisa e 75 nos vidros traseiros. Exceder esse limite acarreta em multa por infração grave e pontos na carteira.

Som

O limite de tunning para alterações no equipamento de som é de que ele não ocupe os bancos traseiros nem a totalidade do porta-malas. E para curtir as músicas, o limite de decibéis em vias públicas é de 80, e não pode incomodar as pessoas, ou acarretará em infração grave com multa e pontos na carteira.

Rodas e pneus

As rodas e pneus podem ser trocados também, mas o limite de tunning para eles é que não ultrapassem a parte externa do para-lamas. Você pode escolher aqueles que quiser, desde que  tenham o  aro adequado, bem como a extensão da tala e offset condizentes com o seu carro. É importante que a proporção original seja mantida.

Faróis

LED e xênon nos faróis somente são permitidos se forem um item de fábrica, porque o design do veículo impede que a luz atrapalhe os outros motoristas. Mas se o seu carro não tiver esse tipo de lâmpada, para fazer essa alteração em seu veículo é preciso autorização prévia.

Motor

Toda a engenharia dos modelos de automóveis é projetada para suportar uma determinada potência de motor. Por isso, as alterações somente são permitidas em no máximo 10% acima da original, para não comprometer a segurança do carro.

Combustível

A mudança de combustível que utiliza sistema de combustão para gás é permitida, mas o equipamento precisa estar de acordo com as normas do Inmetro, e o carro passará por uma inspeção veicular para que receba autorização de circular com o novo sistema e isso conste em sua documentação.

VEJA TAMBÉM: Da para modificar o carro dentro da lei?

Freios

Esse é um item que não possui limite de tunning, porque nem mesmo é autorizado. Os freios não podem de modo algum serem modificados, e não é possível nem sequer ter a autorização do DETRAN para fazer isso.

Suspensão

O sistema de suspensão pode ser alterado, mas existe um limite também. Os modelos de automóveis que possuem regulagem de altura não podem sofrer essa alteração. Isso porque poderia prejudicar o funcionamento do sistema.

Rebaixamento

Rebaixar o carro não é proibido, porém, a situação somente está regular quando a altura medida do chão à carroceira for de no mínimo 100 mm. As rodas e pneus também não podem tocar a carroceria quando ele for esterçado.

Outros itens, como saias, spoilers e aerofólios, não possuem especificações de limite de tunning ou autorização do DETRAN. Por isso, o ideal é que antes de fazer as mudanças você consulte a unidade do seu estado para saber se há alguma norma.

Apesar de existir um limite de tunning é possível alterar muita coisa no veículo e deixá-lo com o seu estilo. As determinações legais não existem para atrapalhar os adeptos do tunning, mas sim, para manter a sua segurança e das demais pessoas, evitando que as alterações sejam exageradas e possam causar acidentes.

POSSUI DÚVIDAS?

POSSUI DÚVIDAS?

WhatsApp chat